Torção Gástrica - Marley poderia ter se livrado da morte?
Conheça a doença que foi responsável pela morte do cão Marley do filme "Marley & Eu" e como evitá-la.
ÚLTIMOS ARTIGOS
3/26/20252 min read
Quem nunca se debulhou em lágrimas com a morte do cãozinho Marley do filme “Marley & Eu”?
Impossível não se emocionar, né? Mas a verdade é que a morte dele poderia ter sido evitada, sabia disso?
O que é Torção Gástrica?
A torção gástrica é uma condição na qual o estômago do animal se dilata e dá a volta em si mesmo, torcendo. Isso pode levar a uma redução do fluxo sanguíneo para o estômago e órgãos adjacentes, causando necrose e morte.
Causas e Fatores de Risco
A causa exata da torção gástrica não é conhecida, mas sabemos que está relacionada à alimentação do animal. A ingestão de grandes quantidades de alimento de uma vez pode levar à aerofagia e fermentação em excesso, produzindo grande quantidade de gás e favorecendo a dilatação do estômago.
As raças mais comumente acometidas são cães de grande porte, como o Dogue Alemão, São Bernardo, Pastor Alemão, Labrador Retriever, Golden Retriever e Setter Irlandês.
Sinais e Sintomas
Se você notar algum dos seguintes sinais em seu cão, é importante procurar ajuda veterinária imediatamente:
- Vômitos ou tentativa de vômito
- Desconforto e distensão abdominal
- Relutância ao deitar
- Salivação excessiva
- Taquipnéia
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é realizado através dos sinais clínicos do animal e é confirmado através de uma radiografia abdominal. O tratamento é cirúrgico e deve ser realizado o mais rápido possível, mas antes é preciso estabilizar o quadro através da realização de fluidoterapia e medicações como antibióticos e analgésicos.
Prevenção
A prevenção pode ser realizada através do procedimento cirúrgico de gastropexia (fixação do estômago), devendo ser avaliada sua indicação e necessidade por um Médico Veterinário. Além disso, existem algumas precauções que podem ser tomadas em casa para evitar o desenvolvimento da torção gástrica:
- Dividir as refeições em mais vezes ao dia em porções menores
- Evitar ingestão de um volume alto de água de uma vez
- Evitar exercícios antes e logo após as refeições ou ingestão de água
- Elevar os potes de comida
Espero que este artigo tenha ajudado a entender melhor a torção gástrica e como preveni-la. Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco.


Unity Vets
Artigos sobre veterinária, resumos para veterinários, área destinada ao anúncio de vagas de emprego, serviços ou equipamentos relacionados ao mundo pet, além de divulgação de cursos e produtos.
Classificados
Contato
contato@unityvets.com
Copyright © 2025 - Unity Vets - All rights reserved.